Não Ficção, Ciência

Humano, Demasiado Humano

***EM PRÉ-VENDA (De 10 a 24 de Fevereiro)***

À venda no mercado a 25 de Fevereiro

Humano, demasiado humano para que a Inteligência Artificial (IA) alguma vez o possa replicar.

«Um livro de estreia verdadeiramente fascinante.»
Andrew Robinson, Nature

«Humano, Demasiado Humano conclui que tudo aquilo em que a IA possa vir a tornar-se, quer represente ou não uma ameaça para a nossa espécie, nunca irá replicar ou ultrapassar a essência do que significa ser humano.»
Matthew Syed, Sunday Times

- 10%

O preço original era: 26,50 €.O preço atual é: 23,85 €.

Em stock

Partilhar:
Colecção: Ciência Aberta
ISBN:
978-989-785-342-5
Data de publicação:
25/02/2025
Edição actual:
Fevereiro 2025
Páginas:
504
Capa:
Brochada
Descrição

O que representa a IA para a nossa identidade? O nosso fascínio por ela decorre da singularidade que atribuímos à inteligência humana. Acreditamos que é a inteligência que nos diferencia. O receio da IA não diz respeito apenas à forma como ela invade as nossas vidas digitais, mas também à ameaça implícita de uma inteligência que nos desloque da posição de centro do mundo.

O livro visionário de Neil D. Lawrence mostra como estes medos devem ser relativizados. O atomismo proposto por Demócrito sugeria que era impossível continuar a dividir a matéria em partes cada vez mais pequenas. Revelando o que na inteligência humana pode ser substituído por máquinas, a IA parece estar a conquistar o último reduto, o núcleo derradeiro do que nos torna humanos. Mas a ímpar inteligência humana evoluiu ao longo de centenas de milhares de anos. Ao comparar as nossas capacidades com as das máquinas, Humano, Demasiado Humano aprofunda as origens técnicas, a capacidade e as limitações dos sistemas de IA, e propõe o modo como devem ser geridos.

A compreensão da mensagem do livro permitirá ao leitor escolher o seu futuro, preferencialmente aquele em que a IA é uma ferramenta ao seu dispor e não um instrumento que o domina, promovendo assim o funcionamento de sociedades abertas, justas e democráticas.

Adicionar aos Favoritos
Adicionar aos Favoritos
Do mesmo autor
Nenhum resultado encontrado do mesmo autor
Outras sugestões