Bastien Orenge nasceu em 1989 em Le Havre, na região de Seine-Maritime, em França. Desde muito cedo, devorava banda desenhada francesa e belga e, na adolescência, descobriu álbuns que o marcaram, como Lanfeust, Neige e La Quête de l’oiseau du temps.
Atraído pela arte, segue naturalmente para um bacharelato em literatura, com especialização em história da arte. Mantém os seus rabiscos e frequenta aulas de desenho na Escola de Belas-Artes do Havre. É então que se vê confrontado com uma escolha difícil: seguir estudos clássicos ou artísticos.
Em 2007, inscreveu-se na Escola de Publicidade e Artes Gráficas de Pivaut, em Nantes, onde estudou na secção “Banda Desenhada e Ilustração”. Em 2008, fez um estágio com Nicolas Siner, que estava a produzir o álbum Horacio d’Alba para a 12bis. Alguns anos mais tarde, obteve o seu diploma (2010) e conheceu Stéphane Louis, autor de Tessa agent intergalactique, que fazia parte do júri de fim de ano. Depois disso, Didier Poli, um conhecido de Louis, contactou-o para se juntar ao estúdio Elyum que acabava de criar com Jean-baptiste Hostache e Guillaume Dorison. Em outubro de 2010, Bastien embarcou no projecto Magellan para a coleção Explora, trabalhando com Thomas Verguet nos desenhos, Christian Clot no guião e Stéphane Gantiez na ilustração.