Catálogo
Voltar atrás
-10%

MEUS QUERIDOS MORTOS

Erika de Vasconcelos

  • Edição Janeiro 1998
  • Colecção Gradiva
  • ISBN 978-972-662-642-8
  • Páginas 208
  • Dimensões 0 x 0
€13,63 €12,27

Num estilo de prosa límpido e fluido, Erika de Vasconcelos traça um retrato inesquecível de três gerações de mulheres, estabelecendo as ligações entre um passado europeu e um presente norte-americano e explorando os laços que resistem ou cedem à passagem dos anos. Meus Queridos Mortos, o seu primeiro romance, é a história de Fiona, uma mulher canadiana dividida entre o marido e o amante, que revisita as suas raízes portuguesas e descobre a sua própria força nas memórias e diários de três belíssimas e determinadas mulheres -- a tia-avó Magdalena, exímia contadora de histórias; a avó, Helena, que teve três maridos mas amou apenas o homem com quem nunca chegou a casar; e Leninha, a mãe, dividida entre as mágoas do passado e o seu amor por essas mulheres.

Recebido com entusiasmo pela crítica, Meus Queridos Mortos foi considerado «uma obra de tirar o fôlego», «uma história luxuriante e atormentadora», a qual «apresenta uma das mais fortes e complexas personagens femininas na ficção canadiana contemporânea». Com igual sucesso popular, o livro chegou a alcançar o quinto lugar na lista dos dez títulos mais vendidos pela grande cadeia de livrarias Chapters, no Canadá inteiro, e permaneceu nessa lista até ao fim do Verão. [...] A personagem de Fiona evoca não só a sua linhagem feminina mas a marcha das mulheres do século XX, num arco maravilhoso que toca dois continentes, três gerações e três culturas -- a portuguesa, a emigrante e a canadiana [...]
F. Gaspar - J.L.

Canadiana descendente de portugueses, ERIKA DE VASCONCELOS vive em Toronto com as duas filhas, Sarah e Virginia. Trabalha actualmente num segundo romance.