Catálogo
Voltar atrás
-10%

Os Filhos!

Ana Cardoso Oliveira

  • Edição Janeiro 2010
  • Colecção Fora de Colecção
  • ISBN 978-989-616-351-8
  • Páginas 0
  • Dimensões 0 x 0
€10,10 €9,09

«Pais afectivos» e «pais biológicos» - uma distinção que faz sentido?

Há modelos familiares melhores do que outros para a formação de uma criança?

No mundo actual, as crianças criarão laços afectivos mais fortes com as educadoras do que com os pais?

Qual a importância dos «monstros» na vida das crianças?

Autismo e síndrome de Asperger – características.

Asma, rinites, alergias, eczemas – estaremos a proteger demasiado as crianças da natureza?


A obra Os Filhos! Onde está o Manual de Instruções?, reúne as actas de um congresso organizado pela Associação Lavoisier que decorreu em Fevereiro de 2009 e que contou com um leque de oradores conceituados, de diversas especialidades nomeadamente, psico-pedagógicas, educativas e médicas nas áreas infanto-juvenis, que abordaram temas relacionados com a infância e adolescência de forma a dar respostas aos pais, encarregados de educação, educadores e profissionais, que trabalham com crianças e jovens adolescentes, sobretudo em como lidar com uma geração cada vez mais cibernéctica e sob o síndrome “Morangos com Açúcar” ou o “Rebelde Way”. Fazer crescer saudável e feliz é cada vez mais difícil, nos dias de hoje, pois vivemos num quotidiano cada vez mais complicado, stressante e a uma velocidade estonteante. Os pais com o dia-a-dia preenchido pelo trabalho e sujeitos a outras solicitações, em confronto com a vivência das crianças e dos jovens na “Aldeia Global”, lidando nomeadamente com a invasão dos meios informáticos e telecomunicações, em especial a internet, facilitando o seu acesso ao mundo em geral e ampliando as suas solicitações. Esclarecer como intervir e prevenir problemáticas nesta população e neste contexto, vem optimizar o cumprimento do lema da associação “Mais vale prevenir do que remediar”.

O Congresso “Gente Pequena, Grande Aposta” pretendeu, de uma forma prática, dar respostas aos pais, encarregados de educação, educadores e profissionais, para que a prevenção “comece em casa”. Para além, é claro, de angariar fundos que permitem optimizar e alargar o trabalho de intervenção da associação no âmbito da prevenção.

Contributos de:

Paulo Sargento
Nuno Colaço
Marta Gautier
Nuno Lobo Antunes
Eduardo de Sá
Maria João Fagundes
Constança Furtado

A Associação Lavoisier, promotora desta recolha, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que tem como lema «nada se perde, tudo se transforma» e como principal objectivo actuar na prevenção, no âmbito da saúde mental, junto da população em geral e, em especial, junto da população mais carenciada. Em consonância com o seu objectivo, uma das vertentes que privilegia é a formação e informação de quem é responsável por cuidar dos futuros adultos, que se deseja cada vez mais saudáveis.