A Era do Deslumbramento
Como a geração romântica descobriu a beleza e o temor da ciência
40% de desconto de 01/10/2024 a 31/10/2024
- Edição Abril 2022
- Colecção
- ISBN 978-989-785-138-4
- Páginas 706
- Capa Brochada / Capa Mole
- Dimensões 23,00 x 15,50
Prémio da Royal Society.
«Melhor Livro do Ano» para o New York Times Book Review.
A Era do Deslumbramento é um livro único, de história e de história da ciência, que venceu o Prémio da Royal Society.
Segundo o próprio autor, o reputadíssimo Richard Holmes, «é uma corrida de estafetas de histórias científicas, que se interligam para explorar a narrativa histórica mais abrangente» de uma época. Incide sobre a revolução científica que teve início na Grã-Bretanha no final do século XVIII e produziu uma nova visão da ciência e do mundo.
Esse período romântico é, de uma forma simbólica, balizado por duas célebres viagens de exploração: a expedição de circum-navegação do capitão James Cook a bordo do Endeavour, em 1768, e a viagem de Charles Darwin às ilhas Galápagos, a bordo do Beagle, em 1831. Essa é a A Era do Deslumbramento, que trouxe intensidade imaginativa e carácter empolgante ao trabalho científico. Esta manifestou-se, entre outros aspectos, pela ligação das descobertas a personalidades individuais.
Richard Holmes é um excelente contador de histórias e, por isso, trata as teorias focando-se nas pessoas. Apresenta e reflecte sobre as várias questões da ciência, mas tudo se traduz no fim, afinal, numa narrativa admirável de histórias humanas empolgantes e factos históricos decisivos. Richard Holmes capta o pulsar das descobertas científicas e o sentimento dos homens que as realizaram, reconstituindo o contexto dessa época tão marcante no percurso da aventura humana.
Considerado o «Melhor Livro do Ano» para o New York Times Book Review, A Era do Deslumbramento é uma obra de grande fôlego, informativa e de leitura compulsiva, acessível e cativante.
«Extraordinário... Uma fusão ambiciosa e inteligente de história, arte, ciência, filosofia e biografia.»
The New York Times
«Copioso e brilhante, um livro maravilhoso.»
Claire Tomalin, Guardian
«Emocionante: um quadro de uma ousada aventura nas estrelas, pelos oceanos, na profundeza da matéria, da poesia e da psique humana.»
Independent