«Que bom reencontrar um amigo, o amigo Eduardo Lourenço, em frases que não sabíamos que tinham existido. (…) Neste volume, neste indispensável e belíssimo projecto (…) o que mais me encanta são os diários. Estes diários de Eduardo antes de ser Lourenço. Assistimos, logo aqui, ao pensamento a caminhar lentamente em cima da linguagem elegante. Como se o pensamento não caminhasse diretamente sobre o solo, mas uns centímetros mais acima. E com o pensamento vai a linguagem, impossível separar o que a natureza uniu.»
Do posfácio de Gonçalo M. Tavares
Os textos de juventude de Eduardo Lourenço, na sua maioria inéditos, são aqui reunidos numa obra que dá a conhecer a génese do seu pensamento e personalidade.
Resultado de uma rigorosa selecção feita pela jornalista Luciana Leiderfarb junto do espólio do autor na Biblioteca Nacional de Portugal, Eduardo antes de Ser Lourenço revela o génio embrionário e cristalino daquele que é já um pensador em potência.
Através deles, quer no registo diarístico, quer nas primeiras experiências da escrita poética, ensaística ou de romance, o leitor é levado a testemunhar «o momento em que o atleta de salto em comprimento dá um impulso para trás, a fim de ver melhor e se lançar em frente».
Atravessado pela preocupação de dar a conhecer o pensamento do filósofo a futuros leitores, o trabalho de recolha de Luciana Leiderfarb proporciona uma compreensão privilegiada da antecâmara das ideias expressas em obras como Heterodoxia I, Pessoa Revisitado ou O Labirinto da Saudade.