Catálogo
Voltar atrás
Novidade
-10%

Era de Revoluções

***EM PRÉ-VENDA (de 12 a 21 de Outubro)***

Fareed Zakaria

Tradutor(es):
Bruno Cardoso Reis , Noémia Pizarro

  • Edição Outubro 2024
  • Colecção Trajectos
  • ISBN 978-989-785-329-6
  • Páginas 456
  • Capa Capa brochada
  • Dimensões 15,50 x 23,00 cm
€27,50 €24,75

O aclamado apresentador da CNN explora nesta sua obra as revoluções – passadas e presentes – que definem a época em que vivemos. A fúria populista, a fractura ideológica, os choques económicos e tecnológicos, a guerra e um sistema internacional repleto de risco.

 

Com efeito, já sobrevivemos a variadas circunstâncias. O que são estas revoluções e como nos podem ajudar a compreender o nosso mundo em tensão? Neste seu novo livro, Fareed Zakaria investiga com mestria as épocas e os movimentos que abalaram as normas e ao mesmo tempo moldaram o mundo moderno. Três desses períodos trazem lições profundas para os dias de hoje. Em primeiro lugar, nos Países Baixos do século XVII, uma série fascinante de transformações tornou aquela pequena terra na mais rica do mundo – e criou a política tal como a conhecemos hoje. A seguir, a Revolução Francesa, uma era explosiva que devorou os seus filhos ideológicos e deixou um legado sangrento que nos assombra até hoje. Finalmente, a Revolução Industrial, que catapultou a Grã-Bretanha e os EUA para o domínio global e criou o mundo moderno.

 

Paralelamente a estes acontecimentos históricos, Zakaria aprofunda as quatro revoluções actuais: globalização, tecnologia, identidade e geopolítica. Apesar dos seus benefícios, a globalização e a revolução tecnológica estão a produzir perturbações profundas e uma ansiedade generalizada na nossa identidade, o campo de batalha no qual se travam as políticas polarizadas do século XXI.

 

Entramos agora num mundo em que os EUA já não são a potência dominante que foi desde o fim do século XIX. À medida que avançamos para o epicentro destas quatro revoluções sísmicas, podemos facilmente imaginar um futuro sombrio. Mas Zakaria prova que o pessimismo é prematuro. Se agirmos com sabedoria, a ordem
internacional liberal poderá ser restaurada e o populismo relegado para as cinzas da história. Como poucos intelectuais contemporâneos conseguem fazer, Zakaria combina o alcance intelectual com uma profunda visão histórica e uma intuição certeira, que contribuem para a compreensão do nosso presente turbulento.

 

Os seus argumentos ousados e convincentes fazem deste livro uma leitura essencial na nossa era de revoluções.