Uma Sociedade Fechada e os Seus Inimigos
- Edição Janeiro 2025
- Colecção
- ISBN 978-989-785-332-6
- Páginas 500
- Capa Brochada
- Dimensões 15,50 x 23,00 cm
«A sociedade portuguesa sob o Estado Novo era uma sociedade fechada, estando a sociedade civil sufocada por mecanismos de dominação e de concentração. Contra isso agiram pessoas, forças políticas, culturais, assim como as próprias dinâmicas de mudança social e económica que podem ser travadas, mas não eliminadas.»
Uma Sociedade Fechada e os Seus Inimigos, do sociólogo Fernando Pereira Marques, encerra o estudo que dedicou ao período do Estado Novo aprofundando os principais pilares em que o ditador assentou o regime político com que governou o país durante mais de 40 anos. Neste seu novo trabalho, que se sucede aos dois volumes reunidos sob o título comum «Quem Manda?…», o autor analisa o modo como a concentração e a personalização do poder de Oliveira Salazar se reflectiram na sociedade durante a sua governação. Com consequências para além desse período.
Auto-suficiente e egocêntrico, o ditador conduziu os destinos do país enfrentando os problemas da nação através de uma liderança que procurava manter o país ordeiro, doesse a quem doesse. Percorrendo a componente repressivo-policial, a gestão das duas grandes situações de guerra e as esferas económica, educativa e cultural-propagandística da doutrina nacional-salazarista, este novo livro de Fernando Pereira Marques compõe o mosaico de um trabalho de fundo que permite perceber melhor uma época complexa e uma figura controversa que deixou marcas profundas na realidade histórico-sociológica do país.