Não Ficção, Educação

No Silêncio Todos Somos Iguais

Trata-se de um estudo sobre as diferentes leituras dos resultados dos exames e da sua publicitação. A partir de um distanciamento crítico relativamente às concepções ideológicas que tendem a identificar estes resultados como um factor de…
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Colecção: Sem Colecção
ISBN:
989-616-012-0
Edição actual:
2005
Páginas:
116
Descrição

Trata-se de um estudo sobre as diferentes leituras dos resultados dos exames e da sua publicitação. A partir de um distanciamento crítico relativamente às concepções ideológicas que tendem a identificar estes resultados como um factor de discriminação social dos alunos e das escolas, o autor aborda a dicotomia público/privado, dá exemplos de escolas que conseguiram sustentar uma dinâmica de qualificação e contesta alguns dos argumentos mais comuns no debate sobre factores de sucesso educativo. As relações entre desempenho educativo, dimensão das turmas, remuneração do corpo docente e custo médio por aluno, são analisadas e a sua capacidade explicativa contestada com base num conjunto de indicadores de escolas portuguesas com ensino secundário. Publicam-se ainda alguns artigos do autor que fazem um pouco da história da polémica em torno dos rankings.

David Justino
Licenciado em Economia e doutorado em Sociologia, é actualmente professor associado do Departamento de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa. Como deputado à Assembleia da República (1999-2002) e como Ministro da Educação (2002-2004) foi um dos mais empenhados defensores da publicação dos resultados dos exames do 12.º ano, sob a forma de listas ordenadas, escola a escola e disciplina a disciplina.

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